Panamá, o caminho entre dois oceanos

Quando ouve-se falar de Panamá, logo vem na cabeça o famoso Canal do Panamá, mas poucos lembram que o este é um país localizado no Caribe, local de tantos cenários paradisíacos.

O país possui inúmeras praias de areias brancas e águas cristalinas, afinal ele está localizado entre dois oceanos. Aliás, ele faz uma ligação importantíssima entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

O Canal do Panamá, uma verdadeira obra-prima da engenharia, é de suma importância para o comércio marítimo internacional, afinal ele oferece uma rota mais rápida e econômica para as grandes embarcações.

Outro fato interessante é que o país possui pontes que sem elas não haveria ligação por terra entre os continentes da América do Norte e da América do Sul, ou seja, o Panamá não apenas liga os oceanos, mas também liga os continentes.

Então prepare-se para conhecer esse país que oferece experiências únicas para todos os visitantes e prepare as malas, afinal tem que ir lá ver para acreditar.

Casco Viejo

Bairro no Panamá

Antes de mais nada, Casco Viejo é o nome do local para onde antiga Cidade do panamá foi transferida. Dessa forma, o local se tornou a principal região da capital panamenha.

Um ataque pirata destruiu quase completamente a antiga cidade, por isso, ela foi transferida para um local seguro. Então a nova localização passou a ser numa península cercada por corais, para proteger a cidade de novos ataques.

Então a nova cidade foi fundada em 1673 e passou a ser um bairro histórico conhecido por sua arquitetura colonial e sua rica história. De fato, a região possui belos edifícios e casarões que apresentam a diversidade cultural do país.

Além disso, este lindo bairro da Cidade do Panamá está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A região é ideal para uma caminhada por ruas estreitas e paisagens pitorescas.

A principal praça da cidade é a Plaza Mayor, certamente um dos locais mais visitados. Além disso, com uma simples caminhada, o visitante pode conhecer a Catedral Metropolitana, o Museu do Canal do Panamá, o Palácio Municipal, a Praça da Independência, a Praça Simón Bolivar, a Praça Francia e o Passeo de las Veraneas.

Então, caminhe pelas ruas históricas, conheça prédios antigos e desfrute da gastronomia local com ruas feitas de tijolos e prédios com varandas coloridas. Aliás, a região oferece ótimos lugares para comprar artesanato.

Canal do Panamá

Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um canal artificial que atravessa o istmo do Panamá e funciona como ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Considerada uma das maiores obras de engenharia do mundo, sem dúvida ele é a atração mais conhecida do país.

A princípio, o canal foi inaugurado em 1914 após 10 anos de construção, para ser uma das rotas marítimas mais importantes do comércio internacional. Posteriormente, em 2016, o canal passou por uma ampliação para poder receber navios de porte maiores ainda.

Em síntese, o canal oferece passagem de embarcações de grande porte entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Em outras palavras, o tempo de viagem de grandes navios que necessitam cruzar os dois oceanos reduziu muito após a construção do canal.

O canal é formado por eclusas que elevam navios de grande porte ao nível do Lago Gatún, localizado a 26 metros de acima do nível do mar. Aliás, este lago é artificial e foi construído para diminuir o esforço de escavação do canal.

Por fim, o visitante pode conhecer o local através de visitas guiadas pelo Centro de Visitantes de Miraflores, pelo lado do Pacífico, ou pelo Centro de Visitantes de Água Clara, pelo lado do Atlântico. Só para ilustrar, 14 mil embarcações atravessam o canal todos os anos.

Bocas del Toro

Ilha no Panamá

Bocas del Toro é um arquipélago no noroeste do Panamá, fronteira com a Costa Rica, formado por uma parte continental, nove ilhas principais e diversas ilhotas.

Na parte continental estão o Parque Natural La Amistad, o Bosque Protector Palo Seco e Naso Tjër Di, que é uma comunidade indígena ótima para visitação.

Sua localização no Mar do Caribe atrai visitantes em busca de paisagens exóticas, natureza quase intocada, muita praia e belas ondas para surfar.

Dentre as principais atividades encontradas estão manguezais, montanhas com florestas, mergulho em águas cristalinas e a prática de surf.

Então aproveite este arquipélago acolhedor e faça um tour por diversas ilhas aproveitando suas praias. Além disso, Bocas del Toro possui uma vida noturna agitada e divertida. Basta dar uma voltinha pelas ruas da região para encontrar excelentes opções.

Cidade do Panamá

Capital do Panamá

A Cidade do Panamá é a capital e cidade mais populosa do Panamá. Além disso, alguns dos edifícios mais altos da América Latina estão localizados na cidade. Aliás, o lugar é ótimo para quem gosta de caminhar e apreciar a cultura panamenha.

A cidade original foi fundada em 1519, porém um ataque pirata a destruiu deixando apenas as ruínas que hoje são chamadas de Panamá Viejo. Aliás, esta é uma das principais atrações da cidade do Panamá. Em outras palavras, a cidade foi reconstruída em um local mais seguro em relação a piratas, sendo chamada de Casco Viejo.

A gastronomia da Cidade do Panamá é muito apreciada, já que possui alguns dos restaurantes mais criativos da América Latina. Por outro lado, a cidade conta com diversos parques ideais para apreciação da flora e da fauna do país e diversas trilhas. Por exemplo, o Parque Nacional Metropolitano é um dos mais conhecidos.

Mas, se você gosta de lindas paisagens, a opção é Amador Cuseway, que é um conjunto de pequenas ilhas ligadas por rochas da época da construção do Canal do Panamá. Em outras palavras, o local é ideal para caminhar, pedalar ou alugar um barco para pescar ou ir a alguma ilha.

Por outro lado, se você gosta de história, o Palácio de las Garzas é atualmente a residência da presidência do Panamá e recebe esse nome devido às garças que circulam livremente na propriedade.

Mas se você gosta de cultura, a Plaza de Francia é a opção ideal, pois ela foi construída em homenagem aos 22 mil trabalhadores mortos por malária e febre amarela durante a construção do Canal do Panamá.

Sem dúvida a Cidade do Panamá é ótima para caminhadas por suas ruas com paisagens coloridas e seu povo hospitaleiro, então aproveite para caminhar bastante.

F&F Tower

Cidade do Panamá

O F&F Tower é, sem dúvida, um dos prédios mais icônicos da Cidade do Panamá, com seu design moderno em forma de hélice e quatro pequenas varandas em cada um dos andares.

Em princípio, o F&F Tower era apenas um projeto em papel sem muito potencial de virar realidade, porém o estúdio de arquitetos Pinzón Lozano & Associados se juntou com um cliente e deram vida ao edifício.

Construído em 2011, o prédio possui 243 metros de altura, 52 andares e mais 4 subterrâneos e além disso, cada um dos andares possui um giro de nove graus em relação ao andar inferior.

O prédio é totalmente dedicado a escritórios, mas vale muito a pena a visita, afinal ele é uma das paisagens distintas da Cidade do Panamá.

Ilhas San Blas

Ilhas San Blas

As Ilhas San Blas são um arquipélago com 365 ilhas, porém apenas 50 delas são habitadas. As ilhas são um território administrado pelo povo indígena Guna.

Certamente, essas ilhas formam um dos lugares mais visitados do Panamá devido sua beleza paradisíaca. De fato, elas são conhecidas por suas praias de areias brancas, águas cristalinas e recifes de coral.

A ilha mais famosa é a Isla Perro, que oferece toda a estrutura necessária para os visitantes bem como praia, piscina natural no mar, restaurante e até um barco afundado que faz parte dos corais. Além disso, o local é ótimo para praticar snorkeling.

A Isla Estrellas é um banco de areia que forma uma piscina natural no meio do Caribe e atrai diversos visitantes, pois a alta visilidade de suas águas permite que o visitante aprecie estrelas do mar típicas da região.

A Isla Aguja é outra ilha muito popular devido sua proximidade com o continente, ou seja, a viagem de ida e volta é mais rápida. Além disso, a ilha apresenta excelente estrutura como restaurante, cabanas e uma bela vista do mar.

Um dos lugares mais belos das ilhas é Cayos Holandeses, pois é um local mais remoto e assim recebe bem menos visitas, ótimo para a prática de snorkeling e observação de arraias e tubarões.

Em resumo, escolher quais as melhores ilhas para visitar não é fácil, mas o ideal é conhecer as que puder de forma calma e tranquila, afinal é o paraíso no Panamá.

Ponte das Américas

Ponte no Panamá

Após a inauguração do Canal do Panamá em 1914, os oceanos Atlântico e Pacífico ganharam uma nova rota, porém as duas margens do canal necessitavam de uma ligação.

Essa ligação passou a ser feita por barcas que realizavam a travessia e posteriormente por uma ponte provisória, porém só funcionava quando não havia trânsito de navios.

Em 1962, a Ponte das Américas foi construída, e por muitos anos ela foi a única ligação entre a América do Norte e a América do Sul, até a construção da Ponte Centenária em 2004. A Ponte das Américas se estende desde a entrada do Oceano Pacífico até o Canal do Panamá.

A ponte está localizada na cidade de Balboa, com comprimento total de 1.654 metros, uma altura máxima de 117 metros acima do nível do mar e um vão central de 344 metros, que facilita a passagem de grandes embarcações.

A ponte possui um mirante de onde o visitante pode fazer belíssimas fotos da região e seu formato homenageia os 150 anos da presença chinesa no país. Além disso, a ponte recebe iluminação especial à noite, rendendo também ótimas fotos.

Panamá Viejo

Panamá Viejo

Panamá Viejo são as ruínas ainda existentes da antiga Cidade do Panamá, localizadas nas proximidades da atual Cidade do Panamá. As ruínas em conjunto com o Distrito Histórico do Panamá estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Esta cidade foi fundada em 1519 sob o domínio espanhol para ser a primeira cidade do Pacífico. Após incêndios no século XVI e ataques piratas no século XVII, a cidade não suportou tanta destruição e precisou ser reconstruída em outro local.

A nova cidade foi construída no século XVIII e passou a se chamar Casco Viejo, falado no início da postagem. Então, visitar Panamá Viejo é visitar a história do Panamá e sua demonstração de persistência.

Coloque um calçado para caminhada e explore o quanto puder essa atração panamenha, afinal lá foi onde tudo começou.

Playa Blanca

Praia no Panamá

Playa Blanca está localizada na província de Coclé a 2 horas da Cidade do Panamá. Há pouco mais de uma década, esta era uma vila de pescadores, mas hoje possui uma grande estrutura de uma cidade turística.

As areias brancas das praias convidam o visitante a um clima relaxante com direito a prática de atividades aquáticas como nadar, passear de caiaque, jet ski e até mesmo pesca esportiva.

A praia é extensa o suficiente para não haver lugares lotados e sua extensão chega até a Playa Fallarón e a Playa Santa Clara, que está entre as mais belas do Pacífico.

Então aprecie os frutos do mar servidos nos restaurantes locais, alugue um jet ski ou mergulhe de snorkel nas águas do mar e aprecie o por-do-sol no oceano para voltar renovado deste belo lugar.

Ilha Tubisenika

A Ilha Tubisenika está localizada no arquipélago San Blas e é uma pequena ilha com areias brancas, sombra de coqueiros e uma piscina natural bem na frente, ou seja, um verdadeiro paraíso tropical.

Essa é a melhor opção para quem deseja paz e tranquilidade, longe a agitação das ilhas Perro e Aguja, pois ela não é rota de passeios, ou seja, ela é frequentada apenas pelos hóspedes da ilha.

A Ilha Tubisenika é dividida em duas metades, cada uma pertencente a uma família, de um lado as cabanas Ilha Franklin e do outro as cabanas Senidup, porém o visitante pode nem perceber que são pertencentes a proprietários diferentes, pois podem frequentar a praia por inteiro e os serviços de cabanas são muito parecidos.

As cabanas são praticamente na beira do mar, ou seja, o visitante dorme e acorda com o som das ondas do mar e além disso, a eletricidade é desligada durante a noite e wifi não existe. A ilha possui também serviço de passeios para outras ilhas como Isla Perro, Isla Estrella e Cayos Holandeses.

A ilha possui cabanas com chão de madeira ou chão de areia para que o visitante viva como os Guna, povo indígena da região. Então sinta-se morando na beira do mar, durma e acorde numa ilha paradisíaca e traga ótimas recordações.

Conheça o Panamá

O Panamá que pouco ouvimos falar, possui lindas praias de areia branca, águas cristalinas, ilhas desertas e uma excelente natureza intocada,  mas é impossível não lembrar depois que conhece.

Visite uma das maravilhas da engenharia e conheça toda sua história, além de saborear a gastronomia panamenha. Hospede-se numa ilha praticamente deserta e acorde com o som das ondas do mar.

Aprenda toda a história panamenha, desde sua primeira cidade várias vezes destruída até a atual capital, localizada a poucos quilômetros das ruinas da antiga cidade.

O Panamá é tão atrativo que não é aconselhável uma visita rápida, o ideal é caminhar bastante pelas ruas da cidade e conhecer algumas de suas melhores ilhas, afinal duas das melhores atrações no Panamá são sua história e suas belezas naturais.

DADOS GERAIS

Nome Oficial: República do Panamá

Capital: Cidade do Panamá

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda Oficial: Balboa Panamenha (PAB) e Dólar americano (USD)

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), na cidade do Panamá

ASSUNTOS RELACIONADOS

PLANEJE SUA VIAGEM

Milha Aéreas

Alugue um Carro

Chip Internacional

Leia na Viagem

O que levar

2024. Todos os direitos reservados. Viaje Se Quiser

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.