Argentina do Tango e dos Extremos

Argentina do tango e dos extremos. É assim que vemos esse país tão cheio beleza e lugares desafiadores, tão inóspitos, mas que atraem cada vez mais pessoas querendo conhecer.

Buenos Aires é considerada a capital do Tango, o que certamente ofecere um ar romântico e sensual ao visitante. Além disso, a região apresenta toda uma modernidade em contraste com sua cultura.

De fato muitos brasileiros escolhem Buenos Aires como a primeira opção para uma viagem internacional, seja devido sua proximidade com o Brasil ou até mesmo pela familiaridade com o idioma.

A Argentina tem suas diferenças em relação ao Brasil, como baixíssimas temperaturas em certas regiões, grandes altitudes e muito gelo e neve, porém esse é um fato que torna o país mais atrativo para uma visita.

Então conheça abaixo dez sugestões de pontos turísticos que não podem faltar na sua viagem para a Argentina. Então tá esperando o que? Aliás ela fica aqui do lado.

Buenos Aires, A Capital do Tango

Buenos Aires, Capital da Argentina

Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina. Além disso, ela é a segunda maior região metropolitana da América Latina, ficando atrás apenas de São Paulo, no Brasil.

A cidade é uma ótima opção para quem quer fazer uma primeira viagem internacional, pois o visitante encontra diversas opções de hospedagens e um sistema de transporte eficiente. Além disso, a cidade possui mais de 250 parques para visitação, dentre eles a Praça de Maio.

Acima de tudo, Buenos Aires é conhecida como a capital do Tango. Ou seja, o visitante pode encontrar diversas casas de tango na cidade, além de festivais e aulas para quem quer aprender essa dança fascinante.

Por outro lado, Buenos Aires é conhecida por ter a maior concentração de teatros no mundo, o que lhe dá o título de “Capital Mundial do Teatro”. Em outras palavras, a indústria do teatro da cidade é a mais movimentada da América Latina, trazendo ao visitante diversas opções para sua viagem.

Teatro Colón

Teatro Colón, principal casa de ópera da Argentina

O Teatro Colón é a principal casa de ópera da Argentina assim como um dos melhores teatros do mundo. Ele foi fundado em 1908 com a ópera Aida de Verdi e ao longo dos anos ele foi visitado pelos maiores cantores de ópera do mundo.

Só para exemplificar, a qualidade acústica do teatro o coloca entre os melhores do mundo junto com os teatros de Milão, Paris, Viena, Londres e Nova Iorque. Além disso, grandes nomes já se apresentaram no teatro como Richard Strauss, Plácido Domingos, José Carreras, Luciano Pavarotti e Mikhail Baryshnikov.

O visitante pode fazer um tour guiado pelo teatro e conhecer o palco e seu auditório em formato de ferradura, além de toda sua história desde a construção, que durou por volts de 20 anos. As histórias são contadas em espanhol, inglês e português.

O teatro está aberto à visitação todos os dias a partir de 10h, exceto em algumas datas especiais informadas no site. Os horários podem mudar caso haja algum espetáculo no momento da visita.

Bariloche

Bariloche, cidade argentina na Cordilheira dos Andes

Bariloche ou San Carlos de Bariloche, é uma cidade argentina localizada junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Devido ao seu clima temperado, as temperaturas caem abaixo de zero no inverno, tornando o lugar uma ótima opção para quem procura ótimas estações de esqui.

O lugar é muito visitado por brasileiros, principalmente devido à proximidade com o Brasil. Bariloche é uma ótima opção para quem quer ter contato com a neve pela primeira vez.

A Estação de Cerro Catedral é a maior estação de esqui do hemisfério sul. O visitante encontra 120 quilômetros de pista, bondinhos, teleféricos, lojas, restaurantes e até escolas de esqui.

Visite Bariloche, brinque na neve, faça seu primeiro boneco de neve, aprenda a esquiar, mas lembre-se de sempre tomar os cuidados necessários com o clima, pois o frio é bastante intenso.

Vinículas de Mendonza

Bodega Salentein em Mendonza

A cidade de Mendonza é a capital da província de Mendonza. A região é muito procurada por quem pratica esportes radicais como escalada de montanhas. Afinal, ela está localizada no pé do Monte Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, com quase 7 mil metros de altitude.

Mendonza é muito procurada também pelos amantes de vinho, pois lá existem mais de 1200 bodegas que colecionam premiações, sendo 170 delas abertas ao público. Em resumo, 80% da produção de vinho do país sai dessa região.

Algumas sugestões de vinícolas para conhecer são Catena Zapata, Zuccardi Valle de Uco, Salentein, Pulenta Estate e Nieto Senetiner, fora inúmeras outras que o visitante pode incluir no passeio.

O visitante irá curtir ótimas paisagens da região como as plantações e as bodegas, além de degustar ótimos vinhos. As opções de ótimas bodegas são tantas que apenas uma visita à região não é suficiente.

Parque Nacional Terra do Fogo

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional Terra do Fogo está localizado na cidade de Terra do Fogo, a oeste da cidade de Ushuaia. O parque possui uma combinação entre paisagens marinhas, florestais e de montanhas.

O parque possui 69 mil hectares de área, porém apenas 2 mil hectares são abertos ao público, o restante é área protegida.

Uma das formas mais interessantes de conhecer o parque é através do Trem do Fim do Mundo, que parte da Estação Fim do Mundo, em Ushuaia, e leva os visitantes até o parque. Durante o trajeto o visitante aprecia paisagens como cachoeiras, bosques e colinas.

Punta Tombo

Punta Tombo, na Argentina

A Reserva Provincial Punta Tombo é uma península localizada na província de Chubut, muito conhecido por possuir a maior colônia de Pinguins de Magalhães da Argentina, além de gaivotas, corvos marinhos e outros animais.

A reserva não possui qualquer tipo de hospedagem e nem é permitido acampamento na região, ou seja, se você visitar a reserva, vá cedo para retornar no mesmo dia.

A reserva foi criada para proteger a maior colônia de Pinguins de Magalhães da Argentina, embora eles ainda estejam sob perigo de desastres como derramamento de óleo de navios.

O visitante encontrará no local uma ótima estrutura com restaurantes e um excelente museu onde o visitante pode aprender tudo sobre a colônia de pinguins, assim como outros animais da reserva como leões marinhos e raposas.

Em seguida, o visitante é levado até a praia dos pinguins por uma passarela de madeira até chegar a um deck e poder visualizar os pinguins. Mas é muito importante saber que a principal regra da reserva é que o visitante não deve tocar nos pinguins.

Por fim, o visitante pode caminhar entre os pinguins e acompanhar toda a rotina diária deles como a caminhada até o mar e a pesca em busca de alimentos para os filhotes. Os melhores meses para a visita são entre os meses de setembro e fevereiro, o visitante pode acompanhar o nascimento dos filhotes.

Parque Nacional Iguazú

Cataratas do Iguaçú na Argentina

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto com 275 quedas d’água ao longo do Rio Iguaçu, localizado na fronteira entre Brasil e Argentina. A queda d’água mais impressionante é a “Garganta do Diabo” e marca a fronteira entre Brasil e Argentina.

As cataratas estão listadas como uma das Sete Maravilhas Naturais do MundoNo lado brasileiro elas estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e no lado argentino, estão localizadas no Parque Nacional Iguazú, em Misiones.

A área total dos parques juntos corresponde a 250 mil hectares e a região é considerada Patrimônio Nacional da Humanidade. Os parques foram fundados para proteger todo o meio ambiente ao redor das cataratas.

A melhor forma de apreciar as quedas d’água é pelo lado Argentino. Em resumo, pelo lado brasileiro o visitante pode ter uma visão panorâmica de todo o complexo e pelo lado argentino, o visitante pode registrar belas imagens das cachoeiras. Ou seja, para conhecer bem as cataratas o ideal é visitá-la pelos dois países.

Ponte da Mulher

Ponte da Mulher em Buenos Aires

A Ponte da Mulher está localizada em Puerto Madero, um dos bairros mais modernos de Buenos Aires. Sua forma representa um casal dançando tango, onde o mastro é uma mulher sendo sustentada por um homem durante a dança.

A ponte é uma obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e foi inaugurada em 2001. Em ambos os lados da ponte o visitante pode fazer ótimos registros de Buenos Aires e no final da tarde registrar um lindo pôr-do-sol. 

Além de sua beleza que atrai admiradores, a ponte liga as duas margens do Rio de La Plata, permitindo que pessoas a cruzem diariamente. Mas não é só isso, a ponte é um símbolo de Buenos Aires.

A ponte conta ainda com um mecanismo giratório que permite a passagem de embarcações, além de mostrar a modernidade da cidade.

Por fim, aproveite a ida até a ponte e visite o Navio Museu Fragata Presidente Sarmiento, também localizado no dique 3 de Puerto Madero. Anteriormente a embarcação serviu para treinamento da marinha argentina e deu diversas voltas ao redor do mundo. Atualmente o navio recebe visitantes interessados em toda sua história.

Parque Nacional Los Glaciares

Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares está localizado na província de Santa Cruz, na região da Patagônia. O parque abriga os maiores glaciares do mundo fora da Antártida. Dentre os mais famosos estão o Glaciar Perito Moreno, o Glaciar Spegazzini, o Glaciar Upsala e o Glaciar Onelli.

Em resumo o parque possui aproximadamente 700 mil hectares de florestas, lagos e muito gelo e neve. Além disso, o parque foi declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Além disso, o Lago Argentino, localizado dentro do parque, é outra atração que impressiona por sua beleza exuberante. Aliás, este é o maior dos grandes lagos patagônicos e o que está situado mais ao sul.

O visitante pode fazer não só caminhadas ao longo dos glaciares, mas também passeios de barco por suas águas geladas, para registrar ótimas imagens. Com toda a certeza a experiência será inesquecível.

Monte Aconcágua

Monte Aconcágua

O Monte Aconcágua é a montanha mais alta fora da Ásia, com aproximadamente 7 mil metros de altitude. Ele está localizado na província de Mendonza, em plena Cordilheira dos Andes.

A princípio o ponto mais alto do Aconcágua e toda a região montanhosa ao seu redor fazem parte do Parque Provincial Aconcágua, que é formado por diversas geleiras como o Glaciar Ventisquero Horcones Inferior.

Atualmente o Monte Aconcágua atrai diversos montanhistas por fazer parte dos “Sete Cumes”, que são as sete montanhas mais altas do mundo de acordo com cada continente.

Logo que chegar na região do Aconcágua, procure uma agência especializada em caminhada ou escalada no monte. Com toda a certeza a subida na montanha é longa e exige algum preparo físico e experiência de montanhista, dependendo de qual trilha for escolhida.

Lembre-se de que as condições são extremas na região do monte, então esteja com os exercícios físicos em dia e caso não saiba o que levar para essa viagem leia nossa postagem para ter uma ideia.

Conheça a Argentina

Sem dúvida a Argentina é um país muito conhecido pelo charme e a sensualidade do tango. Aliás, durante a estadia no país, o visitante pode aprender essa dança tão conhecida no mundo. Afinal, um dos objetivos de uma viagem é conhecer a cultura do lugar.

Bariloche é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da Argentina durante o inverno. Afinal, muitas viagens para a Argentina são programadas para conhecer as estações de esquis.

Por ouro lado, se o visitante for aventureiro mesmo, ele pode encarar a escalada do Monte Aconcágua, que pode até ser cansativa, mas valerá muito a pena.

Então tá esperando o que? Conheça a Argentina.

DADOS GERAIS

Nome Oficial: República Argentina

Capital: Buenos Aires

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda Oficial: Peso Argentino (ARS)

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional Ministro Pistarini ou Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE), localizado no município de Ezeiza, na província de Buenos Aires

ASSUNTOS RELACIONADOS

PLANEJE SUA VIAGEM

Milha Aéreas

Alugue um Carro

Chip Internacional

Leia na Viagem

O que levar

2024. Todos os direitos reservados. Viaje Se Quiser

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.