Austrália, a Queridinha dos Surfistas

Austrália, a queridinha dos surfistas e também a terra dos cangurus e dos ursos coalas. Mas principalmente, quando se fala em surf, logo vem na cabeça a Austrália, afinal lá acontece o Campeonato Mundial de surf.

Por outro lado, pensamos que conhecemos a Austrália a partir de algumas paisagens na televisão, mas a verdade é que o país tem muito mais.

A Austrália é quase um continente, pois é uma enorme ilha cercada por oceanos, tanto que isso a transforma em um lugar cheio de surpresas, tendo flora e fauna diferenciadas.

O país possui várias curiosidades interessantes como a maior barreira de corais, bem como espécies de animais que só existem no país como cangurus, ursos coalas e o demônio da Tasmânia, e ainda foi o primeiro país no mundo a conceder voto às mulheres.

Muitos filmes já exibiram a beleza exuberante da Austrália como suas belas praias adoradas por surfistas e seus parques naturais com paisagens únicas, mas nada melhor do que ver pessoalmente todas essas belezas. Então, confira abaixo algumas sugestões e programe sua viagem.

Ópera de Sydney

Teatro da Austrália

Em plena Baía de Sydney, encontra-se o principal símbolo da Austrália, a Ópera de Sydney, com sua estrutura em forma de conchas, que sem dúvida chama a atenção a quilômetros de distância.

Projetado pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon e inaugurado em 1973, este majestoso teatro recebe anualmente por volta de 8 milhões de visitas. Além disso, ele está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Em princípio, o visitante pode fazer um tour guiado pelo interior da Opera e conhecer toda a beleza de sua arquitetura. Além disso, em datas comemorativas o edifício recebe iluminação colorida de acordo com o tema.

No local ocorrem eventos artísticos e culturais, bem como ópera, dança, teatro e concertos e já recebeu vários artistas de renome do cenário mundial. Antes de mais nada, uma dica é visitá-lo no final da tarde e apreciar o pôr-do-sol na Baía de Sydney.

Ponte da Baía de Sydney

Ponte da Austrália

A Ponte da Baía de Sydney, ou Harbour Bridge, foi construída sobre a Baía de Sydney para ligar o norte e o sul da capital da Austrália, sendo de fato, outro importante ícone da cidade de Sydney.

Inaugurada em 1932, a princípio sua construção durou 8 anos e levou 53 mil toneladas de aço para se tornar esse cartão postal da capital australiana. Além disso, o ponto mais alto do arco da ponte possui 134 metros de altura em relação ao nível do mar.

Em princípio, o visitante pode conhecer a ponte de 3 formas, sendo a primeira gratuita, que é atravessar a ponte caminhando por sua passarela no mesmo nível dos veículos.

Em seguida, a segunda forma é o Pylon Lookout, que é mirante com 200 degraus na extremidade da ponte onde o visitante pode subir e ter uma vista a partir de um lado da ponte.

Por fim, a terceira opção é a mais radical, que é a escalada ao arco da ponte através de escadas existentes ao longo dos arcos, porém como é nítido, é uma opção para quem não tem medo de altura.

Em resumo, de todas as formas a vista da Baía de Sydney é compensadora. Além disso, a partir da ponte é possível tirar ótimas fotos da Casa de Ópera de Sydney e de toda a baía.

Parque Nacional Kakadu

Parque nacional da Austrália

Localizado no Território Norte da Austrália, está o Parque Nacional Kakadu, sem dúvida o maior parque nacional da Austrália com quase 20 mil quilômetros quadrados. Além disso, ele está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO devido sua beleza e a preservação da cultura aborígene.

A princípio, o parque é formado por savanas, pântanos, rios e florestas tropicais. Além disso, a região possui inúmeras pinturas rupestres feitas a mais de 50 mil anos. Em outras palavras, uma das opções indicadas é a caminhada pela região para conhecer as diversas espécies da flora e fauna.

Só para ilustrar, o parque ainda é habitado por aborígenes australianos descendentes dos povos nativos que habitavam a região antes da colonização. Aliás, os aborígenes são os reais guardiões das terras australianas.

Então aprenda sobre a cultura aborígene com nativos locais, aprecie as cachoeiras da região, passeie pelo rio, pare para pescar e aproveite para fazer um passeio guiado por um aborígene.

Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta

Parque nacional da Austrália

Primeiramente, o Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta está localizado na região de Outback e é mais um dos lugares listados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Além disso, o parque preserva diversas artes rupestres dos povos nativos.

Antes de mais nada, o parque é um dos maiores ecossistemas terrestres do mundo. Ao mesmo tempo, o local abriga o Ayers Rocks, um dos maiores monólitos do mundo, com 318 metros de altura, 10 quilômetros de circunferência e 2,5 quilômetros de profundidade

Em virtude de sua cor avermelhada, este monólito muda de cor ao longo do dia de acordo com a incidência dos raios do sol. Enfim, o visitante pode fazer um passeio guiado por um aborígene em volta do monólito e ouvir belas histórias do lugar.

Além disso, durante o trajeto até a região, o visitante pode curtir paisagens extraordinárias da natureza australiana. Algo imperdível é apreciar o nascer ou o pôr-do-sol no local, pois sem dúvida, a vista é inesquecível.

Gold Coast

Praia da Austrália

Gold Coast é uma cidade localizada no sudeste de Queensland, a princípio muito famosa por ser considerada o paraíso dos surfistas. Em resumo, ela é a sexta cidade mais populosa da Austrália e costuma sediar campeonatos de surf, inclusive o campeonato mundial.

A cidade é visitada por cerca de 10 milhões de pessoas todos os anos, uma vez que o que mais chama a atenção dos turistas são seus 70 quilômetros de lindas praias. Aliás, uma das mais famosas é Surfers Paradise.

Surfers Paradise é a responsável pela fama de Gold Coast por causa de seus centros comerciais, grandes hotéis, boates e diversas outras opções para quem quer diversão noturna.

Por outro lado, uma opção interessante em Gold Coast é o prédio SkyPoint Observation Deck, que é um mirante com 230 metros de altura e oferece uma bela vista panorâmica da cidade em 360 graus.

Além disso, a cidade oferece excelentes parques temáticos como o Dreamworld, que é o maior da Austrália, o Sea World e o Warner Bros. Movie World, ou seja, diversão para todas as idades.

Porém um parque que vale muito a pena a visita é o Currumbin Wildlife Sancturay, onde o visitante pode interagir com ursos coalas e cangurus, que são símbolos da fauna australiana.

Twelve Apostles (Doze Apóstolos)

Praia da Austrália

Localizado ao longo da Costa Sul da Austrália, mais precisamente no estado de Victoria, encontra-se a Great Ocean Road, uma rodovia que se estende por boa parte da costa.

De fato, através dessa rodovia é possível apreciar diversas formações rochosas nas águas do oceano. Por exemplo, a atração mais icônica são as formações rochosas de calcário formadas por erosão.

Estima-se que a erosão que formou essas pilhas de rocha, eventualmente tenha começado entre 10 e 20 milhões de anos atrás devido a forças das águas do mar e os ventos fortes.

No passado, toda essa erosão formou cavernas no penhasco, porém a gradativa ação da erosão transformou essas cavernas em arcos de calcário. Em seguida, ao longo dos anos os arcos desabaram, também pela ação da erosão, deixando de pé apenas as formações rochosas que vemos hoje, chamadas Twelve Apostles (Doze Apóstolos).

Então, aprecie essas obras de arte da natureza durante o nascer ou o pôr-do-sol, acompanhe a mudança de cores de cada uma e deslumbre-se com cenas inesquecíveis dessa paisagem mundialmente conhecida.

Por fim, pare no mirante localizado no Centro de Visitantes dos Doze Apóstolos e veja a luta de cada uma das formações rochosas contra as águas do mar, para conseguirem se manter de pé.

Grande Barreira de Corais

Grande Barreira de Corais na Austrália

A Grande Barreira de Corais está localizada no litoral de Queensland, na costa nordeste da Austrália. De fato, este é o maior recife de corais do mundo, tanto que pode ser visto do espaço.

Em resumo, a barreira possui mais de 2 quilômetros de extensão, é formada por mais de 900 ilhas e foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A grande barreira de corais possui uma importância muito grande para a Austrália, pois ela protege diversas espécies marinhas como peixes, corais, moluscos, mamíferos aquáticos, tartarugas marinhas, além de variados tipos de aves.

Sem dúvida, é o lugar mais procurado no mundo por mergulhadores que apreciam belezas aquáticas do oceano, devido suas águas cristalinas e sua vida marinha exuberante. Além disso, o visitante pode sobrevoar os recifes ou passear de barco com fundo transparente.

O melhor período para visitar a grande barreira de corais é durante o inverno, devido a baixa incidência de águas-vivas e a temporada de migração das baleias. Mas vale lembrar que a região sofre com mudanças climáticas e outros fatores, então deve ser protegida constantemente.

Darling Harbour

Porto da Austrália

O Porto de Harbour ou Darling Harbour, é uma área portuária localizada na Baía de Sydney, ao lado do centro da cidade, em Nova Gales do Sul. É um dos pontos turísticos mais populares de Sydney.

A região do porto possui diversas opções de entretenimento como bares, restaurantes, shopping e até cinema. O local é ideal para um passeio ao ar livre ou tomar um café no píer apreciando a paisagem portuária e a passagem dos barcos. A vista durante o pôr-do-sol é deslumbrante.

Além disso, a região possui também uma ótima vida noturna. Aos sábados acontece um espetáculo de queima de fogos que torna o ambiente mais atrativo para o visitante. Escolha um bom lugar e curta esse lindo espetáculo.

Sem dúvida uma das melhores atividades é a caminhada pela região para conhecer as diversas atrações como jardins públicos, calçadões a beira-mar, museu, aquário municipal e zoológico, dentre diversas outras.

Eureka Skydeck

Edifício da Austrália

O Eureka Skydeck está localizado no bairro Southbanck, na cidade de Melbourne em Victoria às margens do Rio Yarra. Este é um observatório no 88º andar do edifício Eureka Tower.

O observatório está localizado a 285 metros de altura do solo e possui uma vista panorâmica em 360º da cidade de Melbourne. Este é o ponto de observação mais alto do hemisfério sul. Lá de cima é possível reconhecer os pontos turísticos da cidade como parques e estádios esportivos.

Curiosamente o Eureka Tower não é um prédio comercial, mas sim residencial. Uma sugestão é subir ao observatório no final da tarde para ver o sol se pondo e o início do anoitecer na cidade.

Uma das atrações mais emocionantes é o “Edge”, que é uma plataforma de vidro projetada para fora do edifício, que proporciona ao visitante a experiência de olhar para o chão transparente e enxergar a cidade sob seus pés. É mais uma daquelas experiências para quem não tem medo de altura.

Então crie uma experiência especial com sua família nas alturas, aprecie a gastronomia no bar ou no restaurante do edifício, apreciando a vista de toda Melbourne em 360 graus.

Bondi Beach

Praia na Austrália

A praia de Bondi Beach é certamente um dos principais pontos turísticos de Sydney. Com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, esta praia atrai muita gente jovem que quer curtir não apenas um belo dia de sol, mas também surfar belas ondas.

O verão desta praia é muito movimentado, afinal esta é uma praia urbana. Na região ao redor da praia existem lojas, bares e restaurantes que estão próximos à área de areia, ou seja, o visitante pode ir comer algo e voltar para as águas do mar.

Por outro lado, em uma das extremidades da praia situam-se piscinas públicas que são ideais para quem tem crianças devido sua segurança. O curioso é que essas piscinas são construídas nas águas do mar, porém numa área com águas mais calmas.

Além disso, a partir de Bondi Beach existe um calçadão, com aproximadamente 6 quilômetros de extensão, que liga a praia à Coogee Beach. Certamente a caminhada entre essas duas praias revela lindas paisagens da região.

Conheça a Austrália

A Austrália é formada por paisagens modernas, porém ao mesmo tempo por paisagens naturais preservadas, além de sua cultura aborígene muito bem mantida.

Um teatro conhecido mundialmente visitado por grandes celebridades de todos as partes do mundo em conjunto com uma ponte que formam uma das paisagens mais icônicas do mundo.

A Austrália dos surfistas é também o país de espécies de animais únicos no mundo e de povos que contam as histórias dos antepassados deste belo país e preservam sua bela cultura.

Então caminhe pelas trilhas dos parques, ouça histórias de aborígenes nativos, aprecie espécies de animais únicos, aprecie a culinária, pegue uma onda e traga ótimas lembranças da Austrália. Com certeza serão inesquecíveis!

DADOS GERAIS

Nome Oficial: Comunidade da Austrália

Capital: Camberra

Idiomas Oficiais: Inglês

Moeda Oficial: Dólar australiano (CAD)

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional Kingsford Smith ou Aeroporto Internacional de Sydney (SYD), na cidade de Sydney

ASSUNTOS RELACIONADOS

PLANEJE SUA VIAGEM

Milha Aéreas

Alugue um Carro

Chip Internacional

Leia na Viagem

O que levar

2024. Todos os direitos reservados. Viaje Se Quiser

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.