Egito, suas areias e seus enigmas

O Egito está localizado no nordeste da África, na fronteira com o Oriente médio. Ele é atravessado pelo maior rio do mundo, o Rio Nilo, principal afluente do país. Além disso, o rio é o principal responsável pelo seu desenvolvimento.

Certamente o Egito é cheio de enigmas e isso não é nenhuma novidade, junto com seus monumentos históricos impressionantes que ouvimos falar muito sobre eles em filmes e livros de História.

Então, imagine-se conhecendo o maior deserto do mundo ou dentro de uma grande pirâmide visitando seus corredores e salões preservados por séculos.

Em seguida, navegue no maior rio do mundo ou faça um passeio de balão, para ver muitas das obras desse povo que merece todo o reconhecimento pelo trabalho de preservação de tantos séculos de história.

Em outras palavras, grandes monumentos, o maior rio do mundo, uma enorme quantidade de relíquias preservadas. Assim é o Egito, um lugar a ser descoberto em cada viagem. Confira abaixo algumas sugestões para conhecer esse lugar tão impressionante.

Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé compõem um sítio arqueológico localizado no Planalto de Gizé, na margem oeste do Rio Nilo e foram construídas em direção ao sol poente.

A Grande Pirâmide de Quéops, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo é a única ainda existente. Atualmente, as Pirâmides de Gizé estão listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Primeiramente as pirâmides serviam como tumbas funerárias para os Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, respectivamente pai, filho e neto. Posteriormente à sua morte, o faraó era mumificado e colocado dentro da pirâmide com alimentos e seus principais pertences.

O objetivo era guardar os restos mortais dos faraós, pois os egípcios acreditavam na existência do pós-vida e que o Faraó se levantaria do túmulo para caminhar junto ao Rei-Sol.

A maior pirâmide tem 146,6 metros de altura e foi construída em 2.250 a.C. para Quéops, sendo dessa forma maior de todas as pirâmides do Egito. Só para ilustrar, cada pirâmide possui câmaras mortuárias, passagens subterrâneas, corredores e galerias.

Além disso, as bases das três pirâmides foram construídas de forma alinhada aos pontos cardeais norte, sul, leste e oeste. Entretando, uma teoria diz que elas foram construídas de acordo com o alinhamento da Constelação de Órion.

Mas, um dos maiores mistérios é como cada uma das pedras de 2 toneladas que compõe a estrutura de cada pirâmide foi movida até o local. As teorias são muitas, porém ainda não houve nenhuma conclusão.

As pirâmides ficam numa área de deserto, então use de roupas leves para caminhar até elas e leve muita água. Se possível, visite a região durante a estação fria para evitar o calor, mas de todas as formas leve muito protetor solar.

Grande Esfinge

Grande Esfinge no Egito

A Grande Esfinge do Egito é uma escultura com cabeça humana e corpo de leão feita em pedra calcário, que está localizada no Planalto de Gizé, junto às Grandes Pirâmides.

Ela possui 20 metros de altura, 20 de largura e 70 de cumprimento sendo de fato, a maior escultura esculpida em um bloco de pedra no mundo. Aliás, estima-se que ela tenha sido construída por volta de 2.500 a.C. durante o reinado do Faraó Quéfren.

A Grande Esfinge passou milênios soterrada pelas areias do deserto devido a grande quantidade de tempestades de areia no local, porém somente no século XX ela foi desenterrada completamente.

Um dos mistérios da Grande Esfinge é o desaparecimento de seu nariz, bastante desgastado, mas ainda não há explicação. Em princípio, acredita-se que a função da esfinge era proteger os faraós em seus túmulos.

Aproveite a visita às Grandes Pirâmides de Gizé e conheça a Grande Esfinge, mas é sempre bom repetir a importância do protetor solar, afinal é uma área de deserto, porém que com certeza valerá a viagem.

Templo de Karnak

Templo no Egito

O Templo de Karnak é de fato o maior complexo religioso já construído no mundo. Ele está localizado na cidade de Luxor, na margem leste do Rio Nilo. Em resumo, ele é um complexo de outros templos.

Sua construção durou quase 2 mil anos, já que cada um dos faraós acrescentava um templo ao local, porém acredita-se que sua construção nem foi concluída.

O Templo Karnak e o restante da cidade de Tebas estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, o complexo permaneceu soterrado por volta de mil anos pelas areias do deserto.

O Templo de Amon é o maior do complexo, em homenagem ao deus sol. O maior obelisco do Egito está na entrada do templo, com 27 metros de altura e 240 toneladas, dedicado à Hatshepsut, pois ela foi a única mulher faraó a governar o Egito.

A princípio, a entrada do templo possui a Avenida das Esfinges, formada por uma fileira de 40 esfinges com cabeças de carneiro, e interligava o complexo ao Templo de Luxor e ao Rio Nilo.

O complexo ainda preserva não apenas muitas de suas 130 gigantescas colunas com 20 metros de altura, como também suas paredes repletas de hieroglifos antigos e diversos detalhes de sua pintura original.

O templo possui 2 mil metros quadrados de área a serem explorados, então saiba que é muito espaço para caminhar e conhecer. No templo existe um lago que era sagrado para os egípcios, pois representava a purificação dos deuses.

Por fim, um lindo espetáculo de luzes acontece no templo na parte da noite, onde os visitantes são guiados pelos corredores e cômodos e em cada um são contadas histórias do lugar.

Museu Egípcio

O Museu Egípcio ou Museu do Cairo, está localizado na Praça Tahrir, na capital Cairo e abriga certamente a maior coleção de antiguidades egípcias do mundo. Ele foi inaugurado em 1901 e é, portanto, o maior museu do continente africano.

Uma das relíquias mais famosas do mundo na coleção do museu é a máscara funerária de ouro maciço do Faraó Tutacâmon, certamente um dos símbolos da antiguidade egípcia.

As áreas que mais se destacam no museu são a Sala de Tutacâmon, onde estão guardadas diversas relíquias encontradas em sua tumba, e a Sala das Múmias Reais, onde estão preservados os restos mortais mumificados de importantes faraós do Egito antigo, como Tutmés II, Seti I e Ramsés II.

As outras relíquias importantes no museu são os diversos animais sagrados mumificados como gatos e babuínos, demonstrando uma ligação entre os antigos egípcios e os animais.

Em resumo, o museu possui tantas relíquias que falta espaço para expô-las. Além disso, o museu possui regras para o visitante que quer fotografar as relíquias, como não utilizar flash e nem o som dos cliques das câmeras.

Vale dos Reis

Museu no Egito

Em resumo, o Vale dos Reis é um complexo de tumbas construídas nas rochas para os faraós do antigo Egito, localizado na margem oeste do Rio Nilo em Luxor. O vale não é mais do que um desfiladeiro onde as tumbas estão escondidas, mas sua importância é grandiosa.

Em princípio os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte, então os túmulos recebiam todos os pertences mais importantes para o falecido quando se levantasse para o novo reino, incluindo alimentos e bebidas. Por isso a mumificação do corpo do faraó era tão importante, pois ele deveria estar preservado para quando acordasse para a vida eterna.

A descoberta do túmulo e Tutacâmon com diversos tesouros deu início à exploração do local, uma vez que trouxe cada vez mais exploradores e turistas ao local para conhecer mais sobre a história do antigo Egito.

Existem diversos túmulos de faraós escondidos debaixo da terra e muitos ainda sendo escavados, porém a visitação ocorre de acordo com cronogramas de visitas.

O visitante pode caminhar pelo local e encontrar várias entradas sinalizadas para tumbas de faraós e a maioria com suas pinturas originais preservadas, como por exemplo a tumba do Faraó Ramsés VI.

A tumba do Faraó Tutacâmon é a mais visitada do vale, porém todas as relíquias encontradas lá dentro foram levadas para o Museu Egípcio.

Embora a atração seja no deserto, não deixe de conhecer essa atração importante do Egito e como na maioria das atrações no Egito, use calçados para caminhada, roupas leves e muito protetor solar.

Rio Nilo

Rio Nilo no Egito

O Rio Nilo é o rio mais longo do mundo com 6.650 quilômetros, passando por 10 países, nascendo na Ruanda e na Etiópia e desaguando no Mar Mediterrâneo pela sua foz no Egito.

O Rio Nilo faz parte da principal bacia hidrográfica do continente africano, ou seja, tem uma importância fundamental para boa parte do continente. Ele apresenta cheias periódicas e durante as secas as margens do rio se tornam extremamente férteis, devido aos sedimentos deixados pelas cheias.

Uma das melhores opções para conhecer o Rio Nilo é através de um cruzeiro, que certamente é uma das melhores experiências no Egito, afinal este é o rio por onde foi transportado o material para a construção das pirâmides. O passeio ocorre entre Luxor e Answan.

Então conheça esse rio além dos livros de história, pois é onde nós brasileiros ouvimos falar bastante dele. Conheça sua grandiosidade de perto, além das inúmeras paradas ao longo do rio para conhecer outros pontos turísticos impressionantes.

Hurghada

Cidade do Egito

Hurghada é uma cidade costeira com águas cristalinas e lindas paisagens submarinas localizada às margens do Mar Vermelho. Ela é a terceira cidade mais populosa e uma das cidades turísticas mais importantes do Egito.

No passado era uma pequena vila de pescadores, mas agora é uma das grandes cidades turísticas de todo o oriente médio. A cidade chama a atenção pelas suas belas praias de águas cristalinas e fundo do mar com cores exuberantes.

Como a cidade cresceu bastante, surgiram belas estruturas como hotéis, restaurantes e o aeroporto que recebe voos nacionais e internacionais.

Além de seu clima agradável e suas praias, embaixo das águas existem lindos recifes de corais a serem apreciados. As atividades mais comuns na região são a prática de esportes aquáticos como windsurf, wakeboard e pescaria, já que Hurghada é um dos melhores lugares para o Windsurf.

A prática do mergulho é outra atividade bem procurada, pois o lugar está entre os melhores do mundo para a atividade, já que possui lindas paisagens aquáticas e uma rica vida marinha.

A região possui várias ilhas interessantes e um passeio de barco com fundo de vidro por elas vale muito a pena, para conhecer cenas paradisíacas e dar um bom mergulho em águas cristalinas. Além disso, as praias possuem ótimas estruturas como bares e restaurantes.

A região de deserto da cidade é outro ponto turístico que vale muito a pena, para caminhadas pelas areias das dunas ou até mesmo um jantar em um oásis. O visitante pode fazer um passeio com veículos 4 X 4 ou até mesmo de camelo.

Depois de conhecer bastante da história do Egito nas outras cidades, nada melhor do que relaxar nas praias de Hurghada e curtir toda a magia do lugar.

Torre do Cairo

A Torre do Cairo está localizada no distrito de Zamalek. Ela foi projetada pelo arquiteto egípcio Naoum Chebib e inaugurada em 1961, com 187 metros de altura, sendo a torre mais alta da África por aproximadamente 10 anos

Ela é uma torre de comunicações com um formato em treliça que lembra a flor de lótus, que representa o renascimento. O edifício possui 16 andares, 3 elevadores e foi construído com o mesmo material mais utilizado na construção das pirâmides.

A torre possui um deck de observação a 143 metros de altura e um restaurante giratório com vista panorâmica da região. Neste restaurante o visitante pode se deliciar da culinária egípcia enquanto contempla toda a vista em 360 graus.

A partir da torre o visitante pode ver as Grandes Pirâmides de Gizé, o Rio Nilo e o Museu Egípcio, além de outros pontos turísticos. Porém como há poluição na região, então procure visitar a torre em dias de céu limpo para poder ter uma boa visão de tudo.

Passeio de Balão em Luxor

Passeio de Balão no Egito

Sem dúvida o Egito é a terra das obras faraônicas, museus cheios de histórias e exuberantes belezas naturais que devem ser visitadas uma a uma, mas que tal poder ver todas essas belezas lá do alto?

Na margem oeste do Rio Nilo, em Luxor, onde aconteceram a maior quantidade de descobertas históricas do Egito, acontecem os grandes passeios de balões de ar, que possibilita a apreciação de diversos pontos históricos do Egito de outro ângulo.

Tudo começa antes do raiar do sol, quando os primeiros balões já estão prontos para levar os visitantes por um passeio inesquecível pelos céus do Egito. Em seguida, após a subida do balão, ocorre a linda vista do nascer do sol.

A partir do alto o visitante pode contemplar a imensidão do deserto e vários outros pontos turísticos do Vale dos Reis. Além disso, o guia do balão conta as histórias dos lugares abaixo. Em seguida, a descida suave e muita história para contar.

Como é um passeio que exige segurança, procure sempre uma agência experiente e de confiança para que a viagem ocorra sem problemas e curta a viagem.

Templo de Abu Simbel

O Templo de Abu Simbel está localizado às margens do Lago Nasser na província de Assuão. Antes de mais nada, o complexo é formado por dois templos esculpidos nas rochas de uma montanha, o Templo de Ramsés II e o de Nefertari, sua esposa preferida.

A princípio a construção do templo durou 20 anos durante a dinastia de Ramsés II e atualmente, o complexo está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO entre os “Monumentos Núbios”.

Posteriormente, com o passar dos séculos os templos do Egito perderam seus usos e Abu Simbel foi quase totalmente soterrado pelas areias, até sua redescoberta no século XIX. Porém, a construção da Barragem de Assuão elevaria o nível das águas e destruiria todo o complexo.

Então uma das maiores obras de engenharia arqueológica de todos os tempos liderada pela UNESCO, realizou a desafiadora transferência dos templos, de seus lugares antigos para um lugar mais alto e mais seguro, para mantê-los preservados.

A entrada do Templo de Ramsés II possui 4 estátuas colossais de 20 metros de altura que logo mostram a imponência do lugar, porém o interior do templo não deixa a desejar, com salas com decorações muito bem preservadas.

O templo de Nefertari é menor, porém seu interior tem uma beleza tão exuberante quanto o de seu esposo. Contudo, sua estátua é de tamanho similar à de seu esposo, mostrando a sua importância à seu marido, algo muito raro na época.

Além disso, o rosto de Ramsés II está figurada nas estátuas da entrada do complexo, mostrando a crença de que o faraó era a principal ligação entre os deuses e o povo.

Uma curiosidade é que duas vezes no ano os primeiros raios solares penetram o templo até seu interior e iluminam as estátuas de Ramsés II e dos deuses.

Conheça o Egito

Quem nunca se imaginou visitando os lugares históricos do Egito? Milênios de história preservados e muitos ainda a serem descobertos. Obras faraônicas, mistérios além de nossa imaginação, culturas que atravessam os séculos e paisagens de tirar o fôlego.

O Egito é um país que motiva por si só a vontade de viajar, porém muitos acreditam ser mais uma daquelas viagens caras, mas a moeda do país é desvalorizada em relação à moeda brasileira e isso torna o Egito uma país barato para viajar.

Então prepare suas malas e conheça a história de perto. Prepare-se para caminhar em meio a muitas obras inimagináveis que só vemos nos livros de História e nos filmes.

DADOS GERAIS

Nome Oficial: República Árabe do Egito

Capital: Cairo

Idioma Oficial: Árabe

Moeda Oficial: Libra Egípcia (EGP)

Principal Aeroporto: Aeroporto Internacional do Cairo (CAI), na cidade do Cairo

ASSUNTOS RELACIONADOS

PLANEJE SUA VIAGEM

Milha Aéreas

Alugue um Carro

Chip Internacional

Leia na Viagem

O que levar

2024. Todos os direitos reservados. Viaje Se Quiser

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.